A NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA DAS CONTRIBUIÇÕES E DA RELEVÂNCIA DA NGB PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Autores

  • Marcos Salviano Bispo Queiroz
  • Marcel Fernandes Gugoni

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i1p92-110

Palavras-chave:

Historiografia Linguística, Nomenclatura Gramatical Brasileira, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objeto a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), lei de 1959 que foi aprovada com a intenção de normatizar e padronizar o ensino da Língua Portuguesa no Brasil. A NGB é analisada como um documento em uma perspectiva histórica e historiográfica, à luz dos fundamentos da Historiografia Linguística, por isso, buscamos observá-la com base em princípios de contextualização, de imanência e de adequação teórica (KOERNER, 2014). O objetivo geral é examinar quais foram as contribuições da NGB para o ensino da Língua Portuguesa. O problema reside em refletir sobre a relevância desse documento atualmente, 60 anos depois de seu lançamento.

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Dossiê: Historiografia Linguística