ANÁLISE DO DISCURSO EM MANUAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AÇAILÂNDIA/MA

Marcelo Jesus Oliveira, Sônia Maria Nogueira

Resumo


O presente registro trata-se de uma análise discursiva do manual didático Português Linguagem, de Cereja e Cochar (2015), cujo seu principal objetivo é constatar se há concordância entre os discursos dos gramáticos, legisladores e docentes de língua portuguesa, especificamente do século XXI, em Açailândia-MA. Para se atingir o objetivo proposto, tomam-se como base os princípios teóricos da Análise de Discurso de Linha Francesa, particularmente os conceitos e as ideias de Maingueneau (1989); Koerner (1996); Nogueira (2015) e Orlandi (2001). Assim, obtendo como resultado dessa investigação a contextualização histórica da educação brasileira em nível nacional e local, bem como a verificação da concordância parcial do discurso dos gramáticos, legisladores e docentes de língua portuguesa no corpus analisado.

Palavras-chave


Análise do discurso; Manual didático; Língua portuguesa.

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