O ETHOS DA TRANSPARÊNCIA EM TEMPOS DE VERDADES FLUIDAS

Autores

  • Carlos Alberto Baptista PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO https://orcid.org/0000-0003-1912-3150
  • Marcel Fernandes Gugoni PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
  • Jarbas Vargas Nascimento

Palavras-chave:

Letras, Linguística, Análise do discurso

Resumo

As agências de checagem de fatos, em um território ainda recente, buscam métodos de apurar a verdade de fatos e dados enunciados no campo político. Esse trabalho discursivo é concernente ao de construir uma imagem de transparência diante dos conteúdos analisados. Com isso em vista, nosso objetivo é analisar como as agências de checagem constroem a imagem de transparência. Para tanto, selecionamos a checagem das agências Lupa e Aos Fatos sobre pronunciamento do então ministro da Educação. Recorremos ao arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), em especial, aos conceitos de cena de enunciação e de ethos discursivo propostos por Maingueneau e de comportamento delocutivo formulado por Charaudeau. As agências de checagem legitimam-se pela função de mediadora entre realidade e verdade fatual, entretanto, cercam-se dos riscos da subjetividade da linguagem. Por isso, o aprimoramento de recursos discursivos que sustentem sua imagem de transparência e imparcialidade são fundamentais para que tais agências cumpram seu papel social.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Baptista, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, possui especialização  e mestrado em Língua Portuguesa por essa mesma universidade. É professor no Instituto Técnico de Barueri – ITB.

Marcel Fernandes Gugoni, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Mestrando em Língua Portuguesa pela PUC-SP, bolsista Capes.

Jarbas Vargas Nascimento

Doutor em Letras pela USP. Professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa (PUC-SP).

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Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Dossiê Fake News e a Corrosão da Crítica