O ETHOS DA TRANSPARÊNCIA EM TEMPOS DE VERDADES FLUIDAS
Palavras-chave:
Letras, Linguística, Análise do discursoResumo
As agências de checagem de fatos, em um território ainda recente, buscam métodos de apurar a verdade de fatos e dados enunciados no campo político. Esse trabalho discursivo é concernente ao de construir uma imagem de transparência diante dos conteúdos analisados. Com isso em vista, nosso objetivo é analisar como as agências de checagem constroem a imagem de transparência. Para tanto, selecionamos a checagem das agências Lupa e Aos Fatos sobre pronunciamento do então ministro da Educação. Recorremos ao arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD), em especial, aos conceitos de cena de enunciação e de ethos discursivo propostos por Maingueneau e de comportamento delocutivo formulado por Charaudeau. As agências de checagem legitimam-se pela função de mediadora entre realidade e verdade fatual, entretanto, cercam-se dos riscos da subjetividade da linguagem. Por isso, o aprimoramento de recursos discursivos que sustentem sua imagem de transparência e imparcialidade são fundamentais para que tais agências cumpram seu papel social.