UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA PEDAGOGIA DO ORAL SOB O PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Marilena Zanon, Maria Ignez de Mello Franco, Renata Felício Souza

Resumo


Este trabalho se propõe a realizar um estudo sobre a Pedagogia do Oral, sob o ponto de vista da Educação Linguística e apresenta uma proposta de atividade oral para o Ensino Médio. Optou-se por utilizar ApEn e EnAp, expressões que correspondem a aprendente-ensinante e ensinante-aprendente, utilizadas na obra de Palma e Turazza (2014:9), para se referirem respectivamente ao aluno e professor que, segundo elas, enfatizam “o papel ativo do aluno, que é responsável por seu aprender e, ao mesmo tempo em que aprende, também ensina. Do mesmo modo, ao se referir ao professor com a expressão ensinante-aprendente, salienta-se que o docente também aprende com os discentes”.


Palavras-chave


NURC. Educação Linguística. Pedagogia do Oral. Sequência Didática. ApEn & EnAp.

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DOI: https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p44-62

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