PEDAGOGIA DO DIGITAL: A ESCOLA INTEGRADA À VIDA

Celina Trajano de Oliveira, Catia Luciana Pereira, Carolina de Sousa Campos Sento Sé

Resumo


Este artigo objetiva investigar as relações entre Língua Portuguesa e as novas tecnologias na teoria e na prática de sala de aula à luz da Educação Linguística. São dois os aspectos fundamentais que justificam a realização deste estudo. O primeiro deles é a preocupação com o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e suas relações com a tecnologia. O segundo é a necessidade de fornecer subsídios teóricos e metodológicos para auxiliar a prática pedagógica que integre esses campos. Para tanto, faremos um levantamento dos documentos oficiais sobre a área, buscaremos expor os saberes científicos relativos aos dois campos, conceituando assim a chamada Pedagogia do Digital e, a partir de um meme, proporemos uma sequência didática para produção do gênero carta aberta nas redes sociais.


Palavras-chave


Pedagogia do Digital. Língua Portuguesa. Educação Linguística. Ensino Médio

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2316-3267.2020v9i3p154-178

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




     INDEXADORES: