ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL E O TRABALHO COM AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p38-50

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Variedades linguísticas, Ensino

Resumo

Este artigo, inserido no âmbito da Educação Linguística, tem como tema a abordagem das variedades linguísticas do português nas salas de aula brasileiras. Seu objetivo é, a partir de um breve histórico do ensino da língua portuguesa no Brasil, refletir acerca das estratégias utilizadas, em sala de aula, no trato das variedades linguísticas, bem como indicar caminhos possíveis para essa reflexão. Justifica-se essa escolha temática pela importância conferida ao respeito às variedades da língua, graças aos avanços dos estudos linguísticos e à elaboração de documentos norteadores da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Assim, este trabalho fundamenta-se nos estudos de Educação Linguística e Sociolinguística (BAGNO, 2009 e 2012; FARACO, 2008 e 2015; PALMA e TURAZZA, 2012).

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Biografia do Autor

Mara Rubia Fanti, Doutoranda - PUC-SP

Pesquisadora na área de Análise do Discurso de Língua Francesa, orientanda do Professor Doutor Jarbas Vargas Nascimento, integrante do Grupo de Pesquisa Discurso e Cultura, cujo líder é o orientador de sua tese e do Grupo de Pesquisa GPEduLing cuja líder é a Professora Doutora Dieli Vessaro Palma

Gabriella Moura Teixeira, Mestranda - PUC-SP

Pesquisadora na área de Linguística Textual, orientanda da Professora Doutora Sueli Marquesi, participa do Grupo de Pesquisa GPEduLing cuja líder é a Professora Doutora Dieli Vessaro Palma

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Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos