FLUXO DE FRASEOLOGISMOS ENTRE O FUTEBOL E OUTROS DOMÍNIOS

Autores

  • Carlene Ferreira Nunes Salvador Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Davi Pereira de Souza Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p176-195

Palavras-chave:

Fraseologia, Fraseologismos, Futebol, Domínios discursivos

Resumo

Neste artigo são apresentados fraseologismos que transitam entre o domínio do futebol e outros domínios discursivos. Adota-se a corrente francesa de Fraseologia, a partir de Mejri (1997; 2012) e os critérios sugeridos por esse autor na identificação fraseológica. A metodologia inclui amostra extraída de textos que circulam em jornais e periódicos online, aplicação de testes para verificar o caráter fraseológico ou não das unidades sob análise, além de consulta a dicionários das 42 unidades encontradas para certificar-lhes a institucionalização. A análise mostra que o futebol fornece fraseologismos aos outros domínios, como o caso de quem não faz leva, e também recebe deles outras estruturas e sentidos, como em tem peixe na rede, indicação de gol feito, emprestado do setor pesqueiro.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlene Ferreira Nunes Salvador, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2017). Docente do Curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia. Área de interesse: Fraseologia.

Davi Pereira de Souza, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Cursa doutorado em estudos linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará. Possui mestrado em Linguística pelo mesmo programa e é graduado em Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela referida universidade. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado do Pará, vinculado ao Departamento de Língua e Literatura, e professor concursado em Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC). Tem interesse por pesquisas na área de Linguística, especialmente em Lexicologia, Terminologia, Socioterminologia, Fraseologia, Dialetologia e Sociolinguística.

Downloads

Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos