FLUXO DE FRASEOLOGISMOS ENTRE O FUTEBOL E OUTROS DOMÍNIOS

Autores/as

  • Carlene Ferreira Nunes Salvador Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Davi Pereira de Souza Universidade do Estado do Pará - UEPA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p176-195

Palabras clave:

Fraseologia, Fraseologismos, Futebol, Domínios discursivos

Resumen

Neste artigo são apresentados fraseologismos que transitam entre o domínio do futebol e outros domínios discursivos. Adota-se a corrente francesa de Fraseologia, a partir de Mejri (1997; 2012) e os critérios sugeridos por esse autor na identificação fraseológica. A metodologia inclui amostra extraída de textos que circulam em jornais e periódicos online, aplicação de testes para verificar o caráter fraseológico ou não das unidades sob análise, além de consulta a dicionários das 42 unidades encontradas para certificar-lhes a institucionalização. A análise mostra que o futebol fornece fraseologismos aos outros domínios, como o caso de quem não faz leva, e também recebe deles outras estruturas e sentidos, como em tem peixe na rede, indicação de gol feito, emprestado do setor pesqueiro.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carlene Ferreira Nunes Salvador, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2017). Docente do Curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia. Área de interesse: Fraseologia.

Davi Pereira de Souza, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Cursa doutorado em estudos linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará. Possui mestrado em Linguística pelo mesmo programa e é graduado em Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela referida universidade. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado do Pará, vinculado ao Departamento de Língua e Literatura, e professor concursado em Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC). Tem interesse por pesquisas na área de Linguística, especialmente em Lexicologia, Terminologia, Socioterminologia, Fraseologia, Dialetologia e Sociolinguística.

Publicado

2021-05-17

Número

Sección

Artigos