Representações do sujeito subalterno em contextos pós-coloniais: uma reflexão sobre Esse cabelo e Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida

Autores

  • Regina Helena Pires de Brito Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM
  • Ana Lucia Trevisan Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.23925VOL2PAG142-154

Resumo

Pautado no estudo das representações do sujeito em contextos pós-coloniais, este artigo procura destacar e refletir aspectos ilustrativos de formulações estéticas de discursos sociais, vistos como possibilidades de compreensão das realidades históricas que trazem marcas da subalternidade, em duas obras da escritora Djaimilia Pereira de Almeida: Esse cabelo (2017) e Luanda, Lisboa, Paraiso (2018). Nessas obras, o conceito de subalternidade se dilata nas imagens de sujeitos pertencentes a estratos sociais diversos, condenados ao esforço pela sobrevivência em contextos pós-coloniais que explicitam a percepção do não pertencimento.

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Biografia do Autor

Ana Lucia Trevisan, Universidade Presbiteriana Mackenzie

etras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Letras ( Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, narrativa latino-americana contemporânea, fronteiras e identidades culturais, relações dialógicas do discurso histórico e do discurso literário e os limites do fantástico e fazer mitologismo.

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Publicado

2021-10-01 — Atualizado em 2021-10-06

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