LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE QUARENTENA

UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Autores

  • Julio Cesar Paula Neves Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-4875-2490
  • Mara Trindade Gonçalves Alvarenga Universidade Federal de Lavras
  • Helainne Vianey Gomes de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i3p208-223

Palavras-chave:

WhatsApp, Tecnologia, Letramento Digital

Resumo

Considerando a Educação em tempos de pandemia e as diversas possibilidades e os desafios de professores com o ensino remoto, este trabalho busca trazer para o centro de discussões a percepção de professores de língua portuguesa a respeito da utilização do WhatsApp como ferramenta educacional. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico considerando as concepções de Letramento Digital e do WhatsApp como ferramenta educacional. Como processos teórico-metodológicos, parte-se da pesquisa qualitativa em educação, buscando analisar os discursos de professores de língua portuguesa sobre as necessidades/possibilidades de um letramento digital efetivo. Os resultados obtidos revelam que o WhatsApp é consideravelmente utilizado pelos professores de língua portuguesa na interação com os alunos.

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Biografia do Autor

Mara Trindade Gonçalves Alvarenga, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Helainne Vianey Gomes de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR, especialização em Metodologia do Ensino de Português e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

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Publicado

2021-12-22