TEORIAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR E A BNCC: DA MEMÉTICA ÀS VOZES DISCURSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p25-40Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender de que forma os conceitos de competência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas teorias sobre avaliação escolar desvelam os efeitos de sentido observados nos memes em redes sociais e nos discursos de professores no campo pedagógico. O referencial teórico consiste no tripé: (a) as competências gerais na BNCC, (b) os estudos sobre avaliação escolar em Luckesi (2002) e Perrenoud (1999, 2001) e (c) os estudos discursivos, mais especificamente, o ethos em Maingueneau (2020). O método da pesquisa é de cunho interpretativo-qualitativo com base na Análise do Discurso de memes sobre avaliação, assim como das vozes de 16 professores discursando sobre avaliação escolar. Os dados retratam que os memes dão corporalidade aos coenunciadores evocando suas formações e memórias discursivas sobre avaliação escolar. Enquanto as vozes dos professores, em suas formações discursivas, denotam para o desafio de inovar no campo pedagógico.