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SEMÂNTICA EM LIVROS DIDÁTICOS LUSÓFONOS: BRASIL E TIMOR-LESTE

Autores

  • Larissa de Farias Silveira
  • Sônia Maria Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p53-73

Resumo

Este trabalho apresenta o objetivo de analisar os aspectos semânticos em livros didáticos do Brasil e de Timor-Leste. Os corpora são “Novas palavras”, 1º ano, de Amaral et al. (2010), e “Português – manual do aluno”, 10º ano, de Oliveira et al. (2012). O método é documental, conforme teoria da Historiografia Linguística, com Koerner (1996), Batista (2013), e Batista e Bastos (2020) e Nogueira (2015). Lusofonia com Brito (2013) e Nogueira (2021). Estudos semânticos em Ilari (2001), Marques (1996), Valente (1997), Cançado (2008), Abrahão (2018), Greimas (1976) e Oliveira (2008). Estes livros didáticos possuem conteúdos semânticos, como: homonímia, paronímia, campo lexical e ambiguidade, abordando o processo de significação na sala de aula.

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Publicado

2022-05-09

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Edição

Seção

Dossiê Discursos Lusófonos: historiografia e ensino