DISCRIMINAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE SÍLABAS DE ATAQUE RAMIFICADO NA PERCEPÇÃO INFANTIL

ANALISANDO OS TESTES 2IFC, AX, 4I-ODDITY E CORRESPONDÊNCIA DE IMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i1p177-200

Palavras-chave:

Discriminação. Identificação. Percepção. Ataques ramificados.

Resumo

O objetivo deste artigo é checar a percepção das sílabas de ataque ramificado CCV (Consoante1 + Consoante2 + Vogal) em crianças que ainda não apresentam este tipo silábico estabilizado em sua fala. Para tanto, duas tarefas de discriminação (testes AX e 4IOddity), 1 tarefa de identificação (tarefa de correspondência de imagem, ou picture-matching task) e 1 tarefa mista de identificação/discriminação (2IFC) foram aplicadas em 3 crianças entre 3-5 anos. Os resultados apontam que, apesar de discriminar a diferença acústica entre sílabas CCV e CV, a identificação dessas estruturas em diferentes categorias fonológicas é instável na fala infantil. Detalhes sobre a aplicação dos testes e uma discussão sobre a diferença entre percepção categorial e percepção contínua são oferecidos no texto.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BISOL, L. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, Maria Helena de Moura (org.). Gramática do português falado. v. 7: Novos Estudos. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1999, p. 701-742.

BERTI, L. C. PERCEFAL: instrumento de avaliação da identificação de contrastes fonológicos. Audiology Communication Research, v. 22, n. e1727, 2017.

CÂMARA Jr., J. M.. Para o estudo da fonêmica portuguesa. 2ª ed., Rio de Janeiro: Padrão, 1977.

EIMAS, P. D.; SIQUELAND, E. R.; JUSCZYK, P.; VIGORITO, J. Speech Perception in Infants. Science, v. 171, n. 3968, p. 303-306, 1971.

GALANTUCCI; FOWLER & TURVEY. The motor theory of speech perception reviewed. Psychonomic Bulletin & Review, v. 13, n. 3, p. 361-377, 2006.

GERRITS & SCHOUTEN, Categorical perception depends on the discrimination task. Perception & Psychophysics, v. 66, n. 3, p. 363-376, 2004.

GROLLA, Metodologias Experimentais em Aquisição da Linguagem. Estudos da Língua(gem), v. 7, p. 9-42, 2009.

HAZAN & BARRET, The development of phonemic categorization in children aged 6+12. Journal of Phonetics (2000) 28, 377:396

KUHL, P. “Early language acquisition: cracking the speech code”. In: Nature Reviews Neuroscience, Volume 5, 831-843, 2004.

MEZZOMO, C.; RIBAS, L. Sobre a aquisição das líquidas. In: LAMPRECHT, Regina Ritter (Org). Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Artmed Editora, 2004, p. 95-112.

PINTO, M.; ZUCKERMAN, S. Coloring Book: A new method for testing language comprehension. Behavior Research Methods, p. 1-20, 2018.

RIBAS, L. P. Aquisição do onset complexo no português brasileiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia), Porto Alegre (RS): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002.SCHOUTEN, B., GERRITS, E., & VAN HESSEN, A. The end of categorical perception as we know it. Speech Communication, v. 41, p. 71-80, 2003.

WERKER, J. F.; STAGER, C. L. (2000). Developmental changes in infant speech perception and early word learning: Is there a link? In: BROE, M. B.; PIERREHUMBERT, J. B. (Eds.) (2000).Papers in Laboratory Phonology V: Acquisition and the Lexicon. New York: Cambridge

University Press. p. 181-193.

ZSIGA, E. The sounds of language: an introduction to Phonetic and Phonology. Wiley-Blackwell, 2013.

ZUCKERMAN, S., PINTO, M., KOUTAMANIS, E. VAN SPIJK, Y. A New Method for Testing Language Comprehension Reveals Better Performance on Passive and Principle B Constructions, In: BUCLD 40: Proceedings of the 40th annual Boston University Conference on Language Development, edited by Jennifer Scott and Deb Waughtal, 2016.

Downloads

Publicado

2022-05-09