AS CONCEPÇÕES DE ESCRITA DE SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Lyra Maria Leite Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-4315-3336
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2022v11i3p196-212

Palavras-chave:

Teoria Dialógica da Linguagem, Escrita, Concepções de escrita, Prática social

Resumo

Este artigo investiga, a partir das respostas a um questionário, as concepções de escrita de servidores técnico-administrativos, pertencentes ao quadro de uma universidade federal da região nordeste do país. Empreendemos pesquisa de campo que teve objetivos exploratórios e natureza qualitativa. A análise foi realizada com fundamento nas contribuições advindas do Círculo de Bakhtin sobre a linguagem;  já as concepções de escrita foram fundamentadas pelas autoras Koch e Elias (2011). Os resultados convergem para as três concepções teorizadas por essas últimas, sendo a segunda concepção, escrita equanto instrumento de comunicação, a mais referenciada.

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Biografia do Autor

Lyra Maria Leite, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino –PPGLE/UFCG.

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino –PPGLE/UFCG.

Referências

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Publicado

2022-10-31 — Atualizado em 2023-02-09

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