UMA ANÁLISE DO GÊNERO ATA A PARTIR DA TEORIA DO CÍRCULO DE BAKHTIN

Autores

  • Lyra Maria Leite Araújo Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0002-4315-3336
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, Gêneros profissionais, Ata

Resumo

Neste artigo, objetivamos caracterizar o gênero ata a partir da teoria do Círculo de Bakhtin a respeito dos gêneros do discurso. Para isso, elegemos um exemplar de uma ata oriunda de uma universidade pública do interior do nordeste para investigação. Nossa análise foi realizada com fundamento nas contribuições advindas do Círculo de Bakhtin sobre a linguagem, sobretudo no texto Os gêneros do discurso (2016). Os resultados indicam que, mesmo tratado-se de um gênero técnico, com formalidades específicas e menos propício para marcas pessoais, ele atende aos três elementos dos gêneros do discurso propostos por Bakhtin, a saber: conteúdo temático, estilo e construção composicional.

Biografia do Autor

Lyra Maria Leite Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino –PPGLE/UFCG.

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino –PPGLE/UFCG.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL, Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 3 ed. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf> Acesso em 23 abr. 2020

FERREIRA, Eric Duarte; CAMBRUSSI, Morgana Fabíola. Redação oficial. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Universidade Aberta do Brasil (UAB). Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2009. Disponível em: <https://docplayer.com.br/27270595-Redacao-oficial-eric-duarte-ferreira-morgana-fabiola-cambrussi.html> .Acesso em: 06 mar.2021.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2020.

XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva: Leituras Do Jornalismo Político No Ensino Médio. Tese (Programa de Pós-Graduação em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, 2018. Disponível em:

<https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13775> Acesso em 03 mai. 2020.

XAVIER, Manassés Morais; SERAFIM, Maria Lúcia. O whatsapp impactando novas possibilidades de ensinar e de aprender no contexto acadêmico. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-30