A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE CIRO GOMES COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM UM PRONUNCIAMENTO

Autores

  • Max Silva da Rocha Universidade Federal de Alagoas - UFAL.Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
  • Josefa Joyce Silva do Nascimento Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios) https://orcid.org/0000-0002-8051-4321
  • Maria Margarete de Paiva Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios)

Palavras-chave:

Ciro Gomes. Discurso político. Ethos. Pronunciamento.

Resumo

Este trabalho está inserido nos estudos retóricos da linguagem, mediante a análise de atos de linguagem de um pronunciamento do candidato a presidente da República, Ciro Gomes. O presente estudo objetiva analisar de que maneira o referido político constrói em seu discurso diferentes imagens de si (ethé), almejando conquistar a adesão do seu auditório social. Sobre a metodologia deste estudo, seguimos a pesquisa de natureza básica, com fontes de informação primária, através da abordagem qualitativa, e com objetivos interpretativos, descritivos e explicativos. O pronunciamento foi adquirido na plataforma virtual do YouTube, no canal do Ciro Gomes e transcrito de acordo com normas específicas. Em seguida, selecionamos 3 atos de linguagem nos quais apareceram os diferentes tipos de ethé e analisamos de acordo com postulados dos estudos retóricos e discursivos da linguagem, embasados em Aristóteles (2011), Amossy (2019), Charaudeau (2018), Mateus (2018), Maingueneau (2008), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Reboul (2004), entre outros. Os resultados apontam que o orador se serviu de ao menos 23 ethé diferentes, mas todos eles se apresentam como meio de insuflar o discurso do orador como alguém que tem a capacidade de governar e transformar o Brasil em um país melhor.

Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Doutorando em Linguística Pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEL). Docente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios).

Josefa Joyce Silva do Nascimento, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios)

Licenciada em Letras/Português, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus III Palmeira dos Índios. Integrante do Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL/UNEAL/CNPq). Pesquisa nas seguintes linhas: Argumentação, Análise do Discurso Semiolinguística e Retórica.

Maria Margarete de Paiva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios)

Doutora em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Linguística, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora da graduação e da pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus III Palmeira dos Índios. Atualmente, é coordenadora do curso de Letras da UNEAL campus III.

Referências

AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, Ruth. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

FERREIRA, Luiz Antonio. A. Introdução: Inteligência retórica e vocalidade: constituição e manutenção do ethos. In: FERREIRA, Luiz Antonio. (org.) Inteligência retórica: o ethos. São Paulo: Blucher, 2019, p.10-23.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2017.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana. Raquel; SALGADO, Luciana. (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-29.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATEUS, Samuel. Introdução à retórica no séc. XXI. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2018.

MORAIS, Eduardo Pantaleão de. O macroethos racional e o afetivo na argumentação do julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Campinas/SP: Pontes Editores, 2019.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PERELMAN, Chain; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

REBOUL, Oliver. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ROCHA, Max Silva da. As práticas argumentativas de oradores religiosos cristãos do agreste alagoano. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-30