A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE CIRO GOMES COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM UM PRONUNCIAMENTO
Mots-clés :
Ciro Gomes. Discurso político. Ethos. Pronunciamento.Résumé
Este trabalho está inserido nos estudos retóricos da linguagem, mediante a análise de atos de linguagem de um pronunciamento do candidato a presidente da República, Ciro Gomes. O presente estudo objetiva analisar de que maneira o referido político constrói em seu discurso diferentes imagens de si (ethé), almejando conquistar a adesão do seu auditório social. Sobre a metodologia deste estudo, seguimos a pesquisa de natureza básica, com fontes de informação primária, através da abordagem qualitativa, e com objetivos interpretativos, descritivos e explicativos. O pronunciamento foi adquirido na plataforma virtual do YouTube, no canal do Ciro Gomes e transcrito de acordo com normas específicas. Em seguida, selecionamos 3 atos de linguagem nos quais apareceram os diferentes tipos de ethé e analisamos de acordo com postulados dos estudos retóricos e discursivos da linguagem, embasados em Aristóteles (2011), Amossy (2019), Charaudeau (2018), Mateus (2018), Maingueneau (2008), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Reboul (2004), entre outros. Os resultados apontam que o orador se serviu de ao menos 23 ethé diferentes, mas todos eles se apresentam como meio de insuflar o discurso do orador como alguém que tem a capacidade de governar e transformar o Brasil em um país melhor.
Références
AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, Ruth. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2020.
FERREIRA, Luiz Antonio. A. Introdução: Inteligência retórica e vocalidade: constituição e manutenção do ethos. In: FERREIRA, Luiz Antonio. (org.) Inteligência retórica: o ethos. São Paulo: Blucher, 2019, p.10-23.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2017.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana. Raquel; SALGADO, Luciana. (org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-29.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MATEUS, Samuel. Introdução à retórica no séc. XXI. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2018.
MORAIS, Eduardo Pantaleão de. O macroethos racional e o afetivo na argumentação do julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Campinas/SP: Pontes Editores, 2019.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PERELMAN, Chain; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
REBOUL, Oliver. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ROCHA, Max Silva da. As práticas argumentativas de oradores religiosos cristãos do agreste alagoano. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.