PONTOS DE VISTA EM INTERAÇÕES DISCURSIVAS NA PÁGINA @BARBIEFASCISTA_:

UMA ANÁLISE DOS TONS EMOTIVO-VOLITIVOS EM COMENTÁRIOS ON-LINE

Autores

  • Jeniffer de Oliveira Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i2p85-97

Palavras-chave:

Teoria Dialógica da Linguagem., Tom emotivo-volitivo., Pontos de vista., Comentários on-line., Pandemia da COVID-19.

Resumo

O advento da internet fomentou evidentes modificações nas formas de interação e de produção discursiva. Consequente a essa realidade, ocorreu o surgimento do comentário on-line – gênero nativo do ambiente digital. Erigido a partir de enunciados concretos, resultante das relações dialógicas, tal gênero discursivo é pleno de tonalidades emotivas. Cientes disso, nessa pesquisa objetivamos investigar os tons emotivo-volitivos em comentários on-line inseridos na conta da rede social @barbiefascista_ em publicações de memes sobre a pandemia da COVID-19. Para tanto, partimos de reflexões cuja contribuição sustenta-se na Teoria Dialógica da Linguagem (TDL). As postulações teóricas serviram de base para se alcançar os resultados, os quais apontaram que os tons emotivo-volitivos manifestos em enunciados concretos de comentários on-line autorizaram o demarcar de pontos de vista axiologicamente situados acerca dos desdobramentos do evento pandêmico, indicando as filiações ideológicas dos sujeitos discursivos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikháilovitch. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas de edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016 [1952-1953].

BAKHTIN, Mikhail Mikháilovitch. Estética da Criação Verbal. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010 [1979].

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2012 [1916].

STELLA, Paulo Roberto. Palavra. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2020. p. 177-190.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019 [1930].

XAVIER, Manassés Morais. As redes sociais digitais como acontecimentos enunciativos de interações discursivas. São Paulo: Editora Mentes Abertas, 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-30