O USO DE VOCÊ INDETERMINADOR DE SUJEITO – UMA ÓTICA DA GRAMATICALIZAÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v32i1p157-172

Resumo

RESUMO: Neste trabalho, apresentamos o pronome você, registrado normalmente como pronome referente à segunda pessoa, utilizado como pronome indeterminador de sujeito. Existem estudos realizados sobre tal fenômeno, com foco analítico voltado a registros informais de oralidade; mas, ao se tratar de variação linguística, há certo estigma, uma vez que a abordagem ocorre amplamente na tratativa apenas de registros informais. Por meio desta análise, comprovaremos que a variação linguística é um fenômeno comum na língua pela perspectiva da Gramaticalização com base em Cazario, Martelotta e Votre. Mostraremos, também, que o uso de você indeterminador de sujeito é comum também em textos formais. Para tanto, apresentaremos a análise de uma palestra sobre Literatura transmitida pela TV Cultura, no programa dominical Café Filosófico, em que, comumente, o registro de fala é formal. Sob o enfoque do paradigma da gramaticalização, indicaremos as mudanças linguísticas que contribuíram com o percurso histórico de você e as causas que o levaram à utilização como indeterminador de sujeito. No programa, encontramos 34 ocorrências de você, sendo que, em 27 delas, o apresentador utiliza-o como pronome para indeterminar o sujeito (inclusive ouvintes, telespectadores e leitores em geral). As análises dessas ocorrências levam-nos a concluir que você pode ser utilizado na segunda pessoa do singular, e, também como terceira pessoa do singular/plural para indeterminar o sujeito. Entretanto, este uso também ocorre no sentido de nós (ou a gente), ou seja, indetermina um sujeito grupal que inclui, inclusive, o próprio falante.

PALAVRAS-CHAVE: Pronome Você, Gramaticalização, Palestra

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio sousa Cantanhede

Professor de Linguagens e Literaturas, titular de cargo,  Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Norma Lucia Fernandes de; ASSUNÇÃO, Janivam da Silva. “A gente e você: Formas de indeterminação do sujeito em Feira de Santana-BA”. In: Variação Linguística em Feira de Santana-Bahia. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016.

AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, Evanildo C. Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras – Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.

CABRAL, Sara Regina Scotta; FUZER, Cristina. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional. São Paulo: Mercado das Letras, 2014.

CANTANHEDE, Caio Sousa. Recursos retóricos para a realização da persuasão implícita em textos argumentativos – Um enfoque crítico da linguística sistêmico-funcional. 2016, 73 f. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem. São Paulo: PUCSP, 2016.

CARVALHO, Cristina dos Santos; GONÇALVES, Sebastião Carlos Leite. Critérios de gramaticalização. In: Introdução à Gramaticalização. São Paulo: Parábola, 2007.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2000.

CAZARIO, Maria Moura; MARTELOTTA, Mário Eduardo; VOTRE, Sebastião José. O paradigma da gramaticalização. São Paulo, Cortez, 2011.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Nova minigramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companha Editoria Nacional, 2004.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática texto, reflexão e uso. São Paulo: Editora Atual, 1988.

CUNHA, Celso. Gramática do português contemporâneo. Porto Alegre: L&PM, 2010.

PALMA, Dieli Vesaro. “Gramaticalização, pensar metafórico, indeterminação do sentido e ensino de Língua Portuguesa”. BASTOS, Neusa Barbosa (org) In Língua Portuguesa em Calidoscópio. São Paulo: EDUC PUCSP, 2004.

Downloads

Publicado

2023-12-23