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PRÁTICAS DE ESCRILEITURA DE FAKE NEWS NO UNIVERSO DIGITAL

Autores

  • Kátia Regina Franco SEDU -Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo
  • Rivaldo Capistrano de Souza Júnior UFES

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i2p54-72

Palavras-chave:

Read-Writing. Ecosystem. Fake news. Technodiscourse

Resumo

Este artigo discute como elementos linguísticos e informáticos dos tecnodiscursos cofuncionam para a construção dos sentidos de fake news publicada no X, e reflete sobre quais habilidades são acionadas para leitura e escrita de textos nativos do ambiente digital. À luz da Linguística Textual em interface com a Análise do Discurso Digital, adotou-se a metodologia de análise amostral ecossistêmica (PAVEAU, 2021) da textualidade nativa digital. As fake news parecem ter encontrado um ambiente propício de produção e disseminação no universo digital, usando ferramentas e recursos da plataforma em cofuncionamento com elementos linguageiros para a construção dos possíveis sentidos pretendidos pelo enunciador e realizados pelos escrileitores.

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Biografia do Autor

Kátia Regina Franco, SEDU -Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo

Doutoranda em Estudos Linguísticos, Professora e Técnico-pedagógico da Rede Estadual do Espírito Santo.

Atenta às questões que implicam aprendizagens, formas de avaliação e práxis docente, minha vida acadêmica foi construída nos estudos ministrados na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde a graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa (1999-2002), passando pela especialização em Estudos Linguísticos e Ensino de Língua Materna (2004-2006) e o Mestrado em Estudos Linguísticos (2006-2008). Todos os trabalhos de conclusão de cursos circunscreveram-se em torno da Redação de Vestibular e os vértices envolvidos nesse processo textual. Em 2021, ingressei no curso de Doutorado em Linguística da Ufes.Atualmente, atuo na Superintendência Regional de Educação de Cariacica como técnica pedagógica e sou consultora de língua portuguesa em avaliações de larga escala. Trabalhei como diretora escolar em escola de educação em tempo integral, após ter exercido a função de Coordenadora Pedagógica, Professora Coordenadora de Área e professora de Língua Portuguesa. Trabalhei como Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na ldade certa (PNAIC) nos anos de 2013 e 2014 e já atuei como professora de alfabetização e dos demais anos iniciais, bem como em todos os anos e séries da educação básica ministrando aulas de português. Também atuei no ensino superior como tutora a distância de curso de graduação do IFES e docente presencial em faculdade particular e na Ufes. Tenho experiência em linguística textual e discurso, ensino, correção de redação de concursos e revisão de textos em geral. Sou palestrante sobre linguagem, ensino de língua e formação de professores; elaboradora de itens de avaliação de larga escala e participante de comissões de análise de livros literários, informativos e técnicos.

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2024-08-19 — Atualizado em 2024-08-19

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Dossiê Temas da sociedade contemporânea: perspectivas para o ensino da leitura e