O IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO NA GESTÃO DA SALA DE AULA E NO COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • ANDRÉ SORIANO CASTELO PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2025v14i1p74-83

Palavras-chave:

Planejamento didático, Gestão de sala de aula, Engajamento discente, Ensino médio, Prática docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a importância do planejamento didático na melhoria da gestão da sala de aula, no engajamento dos estudantes e na redução da indisciplina escolar, a partir da observação presencial de três aulas de disciplinas distintas em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual por conta de observações feitas por esses docentes quanto ao comportamento dos referidos discentes em suas aulas. A análise é qualitativa e descritiva, com base na observação participante. As aulas das disciplinas observadas foram acompanhadas com o objetivo de oferecer apoio docente e, possivelmente, propor práticas pedagógicas mais eficazes. O artigo evidencia como o planejamento detalhado (sequência didática), a contextualização dos conteúdos e a participação efetiva dos alunos durante as aulas podem transformar o ambiente escolar, melhorar a compreensão dos conteúdos e impactar positivamente tanto a prática docente quanto a qualidade de vida do professor.

Biografia do Autor

ANDRÉ SORIANO CASTELO, PUC-SP

GRADUADO EM LETRAS E PEDAGOGIA, CURSANDO MESTRADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - PUC-SP

Referências

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Publicado

2025-06-21

Como Citar

SORIANO CASTELO, A. (2025). O IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO NA GESTÃO DA SALA DE AULA E NO COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. Verbum, 14(1), 74–83. https://doi.org/10.23925/2316-3267.2025v14i1p74-83