O IMPACTO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO NA GESTÃO DA SALA DE AULA E NO COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2025v14i1p74-83Palabras clave:
Planejamento didático, Gestão de sala de aula, Engajamento discente, Ensino médio, Prática docenteResumen
Este artigo tem por objetivo analisar a importância do planejamento didático na melhoria da gestão da sala de aula, no engajamento dos estudantes e na redução da indisciplina escolar, a partir da observação presencial de três aulas de disciplinas distintas em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual por conta de observações feitas por esses docentes quanto ao comportamento dos referidos discentes em suas aulas. A análise é qualitativa e descritiva, com base na observação participante. As aulas das disciplinas observadas foram acompanhadas com o objetivo de oferecer apoio docente e, possivelmente, propor práticas pedagógicas mais eficazes. O artigo evidencia como o planejamento detalhado (sequência didática), a contextualização dos conteúdos e a participação efetiva dos alunos durante as aulas podem transformar o ambiente escolar, melhorar a compreensão dos conteúdos e impactar positivamente tanto a prática docente quanto a qualidade de vida do professor.
Citas
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de uma metodologia. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.