A SEMIÓTICA DO ILUMINADO
UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-ARQUETÍPICA DO CAVALEIRO DE OURO DE VIRGEM, SHAKA
Palavras-chave:
Semiótica, Arquétipo do iluminado., Cultura popResumo
Este artigo propõe uma análise semiótica da personagem Shaka de Virgem, da série Os Cavaleiros do Zodíaco (Kurumada, 1986), com base na articulação entre a gramática narrativa de Greimas e a teoria arquetípica de Jung, Hillman e Soares. A investigação concentra-se na atualização simbólica do arquétipo do iluminado, cuja figura é explorada à luz das categorias de manipulação, competência, performance e sanção (Platão; Fiorin, 1993), bem como a partir dos eixos de pertencimento/independência e estabilidade/maestria, conforme o modelo de Mark e Pearson (2003). Constatou-se que Shaka opera como uma figura de alta densidade simbólica, cuja imagem arquetípica transcende a diegese e atua como condensação de signos espirituais na cultura pop. Sua trajetória revela-se como rito de transfiguração ontológica, em que a autoridade não se funda na força, mas na presença contemplativa e na sabedoria silenciosa. Assim, a semiose do iluminado manifesta-se como atualização mítica de estruturas perenes no imaginário contemporâneo.
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