A SEMIÓTICA DO ILUMINADO

UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-ARQUETÍPICA DO CAVALEIRO DE OURO DE VIRGEM, SHAKA

Autores/as

Palabras clave:

Semiótica, Arquétipo do iluminado., Cultura pop

Resumen

Este artigo propõe uma análise semiótica da personagem Shaka de Virgem, da série Os Cavaleiros do Zodíaco (Kurumada, 1986), com base na articulação entre a gramática narrativa de Greimas e a teoria arquetípica de Jung, Hillman e Soares. A investigação concentra-se na atualização simbólica do arquétipo do iluminado, cuja figura é explorada à luz das categorias de manipulação, competência, performance e sanção (Platão; Fiorin, 1993), bem como a partir dos eixos de pertencimento/independência e estabilidade/maestria, conforme o modelo de Mark e Pearson (2003). Constatou-se que Shaka opera como uma figura de alta densidade simbólica, cuja imagem arquetípica transcende a diegese e atua como condensação de signos espirituais na cultura pop. Sua trajetória revela-se como rito de transfiguração ontológica, em que a autoridade não se funda na força, mas na presença contemplativa e na sabedoria silenciosa. Assim, a semiose do iluminado manifesta-se como atualização mítica de estruturas perenes no imaginário contemporâneo.

Biografía del autor/a

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

ossui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Citas

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. 10 ed. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2007.

ECO, Umberto. Kant e o ornitorrinco: ensaios sobre linguagem e cognição. Trad. Ana Thereza B. Vieira e Marco Lucchesi. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 2023.

GREIMAS, Algirdas Julius.; COURTÉS; Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Cultrix, 1989.

HILLMAN, Jammes. Psicologia arquetípica: uma introdução concisa. Trad. Lúcia Rosemberg e Gustavo Barcellos. 2 ed. São Paulo: Cultrix, 2022.

JUNG, Carl Gustav. A vida simbólica: escritos diversos (vol. I). Trad. Araceli Elman et. al. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Trad. de Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

KURUMADA, Masami. Os Cavaleiros do Zodíaco. Direção de Kozo Morishita. Produção: Toei Animation. Exibição original: TV Asahi, 1986–1989. Exibido no Brasil pela TV Manchete, Rio de Janeiro, a partir de 1994.

MARK, Margaret; PEARSON, Carol S. O Herói e o Fora-da-Lei: como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo: Cultrix, 2003.

PLATÃO, Francisco Savioli; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e produção. 7 ed. São Paulo: Ática, 1993.

SOARES. Thiago Barbosa. A semiótica do herói: a conflagração do caminho ascendente de Son Goku. Porto das Letras, Vol. 06, Nº especial. 2020. p. 113-128. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9955. Acesso em: 30 jun. 2025.

SOARES. Thiago Barbosa. A semiótica do sábio: uma análise da constituição da jornada de Piccolo em Dragon Ball Z. Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, Rio Grande, v. 3, n. 5, p. 23-35, jan.jun. 2021a. Disponível em: https://revistaestudosnerd.wixsite.com/estudosnerd/v-3-n-5-2021. Acesso em: 30 jun. 2025.

SOARES. Thiago Barbosa. A semiótica do amigo: uma análise da composição do companheirismo de Kuririn, em Dragon Ball Z. Revista Tabuleiro de Letras, v. 15, n. 01, p. 29-43, jan./jun. 2021b. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/10657. Acesso em: 30 jun. 2025.

SOARES. Thiago Barbosa. A semiótica do criador: o funcionamento arquetípico de Mestre Kame, Kami-Sama e Senhor Kaioh em Dragon Ball Z. Revista Margem - 2024. 21 n. 1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/amargem/article/view/72996. Acesso em: 30 jun. 2025.

Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Soares, T. B. (2025). A SEMIÓTICA DO ILUMINADO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-ARQUETÍPICA DO CAVALEIRO DE OURO DE VIRGEM, SHAKA. Verbum, 14(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/72348