A obra literária adaptada no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Sonia Mara Ruiz Brown USP Faculdades Atibaia

Palavras-chave:

Adaptação literária, Bola de Sebo, Literatura infanto-juvenil

Resumo

O artigo busca discutir a validade ou não da indicação da obra literária adaptada entre adolescentes. Para tanto, foram motivos de reflexão os autores da Escola de Frankfurt, Umberto Eco, José Paulo Paes, entre outros, a obra de Ana Maria Machado (Como e porque ler os clássicos desde cedo), a análise comparativa entre o conto “Bola de Sebo” adaptado e o traduzido e a experiência docente da autora. A estrutura do trabalho contempla o florescimento da literatura infanto-juvenil a partir de 1971, quando se verificam novas propostas; argumentos contra a adaptação da obra literária, onde é trazido, sobretudo, o posicionamento crítico de Benjamin e Adorno; argumentos a favor da adaptação literária, onde, primeiramente, se apresenta os porquês da leitura dos clássicos segundo Ítalo Calvino e Ana Maria Machado para,em seguida, discutir-se o porquê das adaptações; o paralelo entre o conto “Bola de Sebo”traduzido e adaptado, onde são analisados os distanciamentos entre um texto e outro, para, então, concluir-se.

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Publicado

2013-05-28

Edição

Seção

Artigos