O CONTEXTO DE SITUAÇÃO NO PODPSI “O QUE ACHAMOS DO FILME 365 DNI”

Authors

  • Ana Paula Santos de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisca Damiana Formiga Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p51-63

Keywords:

Letras, Linguística Sistêmico-Funcional

Abstract

Este artigo objetiva realizar um estudo de análise do Contexto de Situação no podpsi intitulado “O que achamos do filme 365 DNI”. A escolha do material analisado foi feita por dois motivos, primeiro, por fazer parte de um gênero oral e, segundo, por ser o podcast uma ferramenta cada vez mais procurada pelas pessoas para expor suas opiniões e disseminar informações sobre temas vários. A análise foi fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), especificamente levando em consideração as ideias desenvolvidas por Halliday e Matthiessen (2014), bem como as atualizações promovidas e apresentadas por Fuzer e Cabral (2014). Os resultados apontam que através das variáveis do Contexto de Situação é possível verificar traços específicos que evidenciam a cena interativa no momento em que ela ocorre, o que possibilita ver a língua em funcionamento e perceber que a construção de sentidos se consolida nesse processo interativo.

 

PALAVRAS-CHAVE: LSF: Contexto de Situação: podpsi.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ana Paula Santos de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela UNINTER. Atuou como Mediadora do Programa Novo Mais Educação, como professora contratada de língua portuguesa, no município de Equador, como professora voluntária no Cursinho Pré-Vestibular da UFCG, participou do Comitê Examinador da IV Olimpíada de Língua Portuguesa do referido município e realizou Estágio de Docência de ensino superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Francisca Damiana Formiga Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Letras (Língua Vernácula e Língua Inglesa) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014). Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017) e Doutoranda pelo mesmo programa e instituição. Atualmente é membro dos seguintes Grupos de Pesquisas: em Estudos Funcionalistas (GPEF) / e Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas (EFEL). PROFESSORA Auxiliar I (vínculo contratual) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Professora Assistente I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP). Orienta alunos de Graduação.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa, ensino de gramática e interação, formação e prática docente na área de Letras.

 

Published

2021-05-17

Issue

Section

Artigos