ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p8-26Abstract
Este artigo objetiva apresentar uma proposta da Análise Linguística e Semiótica, como
parte da Pedagogia Léxico-Gramatical, na perspectiva da Educação Linguística, do Grupo de Pesquisa
em Educação Linguística da PUC-SP (GPEduLing). Essa Pedagogia trata do léxico e da gramática,
considerando seu funcionamento textual, mediante atividades de reflexão e de conscientização em
diversas manifestações dos usos da língua. É uma pedagogia transversal às demais pedagogias, por
perpassar tanto a oralidade, quanto a leitura e a escrita, quer nos gêneros orais, quer nos escritos, quer
nos digitais e nos não digitais. Os fundamentos dessa proposta de análise são os PCN (BRASIL, 1998)
e a BNCC (BRASIL, 2017). Essa análise diferencia-se da análise gramatical, por abranger diferentes
níveis presentes na construção textual. Ele está dividido em duas partes, além da Introdução e da
Conclusão. Na primeira, há uma breve apresentação do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística
da PUC-SP, seguida dos fundamentos legais previstos nos PCN e na BNCC. Na segunda,
apresentamos a proposta de análise linguística e semiótica desenvolvida pelo GPEduLing.