A SUSTENTABILIDADE À LUZ DA ACD
Palabras clave:
Letras, ACD, sustentabilidade, marketingResumen
Esta pesquisa fundamenta-se na linha “Texto e discurso, nas modalidades oral e escrita”, de forma a visar à leitura e à produção de textos e discursos, sob o ponto de vista sócio-cognitivo-interacional, estando, pois, unida, especificamente, ao estudo do discurso do marketing sustentável, apresentado, publicamente, no site do Banco Santander, como forma de comunicação corporativa. Desta forma, pretendeu-se averiguar as causas e as motivações advindas da preocupação com a sustentabilidade no mundo corporativo que estão disponíveis por meio do discurso empresarial, apresentado em material institucional hospedado na Internet. Acredita-se que as comunicações institucionais, como qualquer comunicação, são extremamente focalizadas em questões ideológicas da sociedade e que estão colocadas com uma convergência para termos específicos da língua portuguesa, de forma a promoverem a adesão de seus atores. Nesta pesquisa, o foco ideológico está centrado no viés sustentável e responsável socialmente e a análise se pauta das linhas da Análise Crítica do Discurso, estudada por Norman Fairclough.
Palavras-chave: discurso. ACD. Sustentabilidade. marketing.