O ETHOS DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES ACERCA DO LETRAMENTO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i2p125-144Palabras clave:
Ethos, Argumentação, Estágio Curricular Supervisionado, Letramento docenteResumen
Este artigo analisa como professoras em formação inicial argumentam sobre suas constituições docentes em práticas de letramento, desenvolvidas em um dos momentos do Estágio Curricular Supervisionado, na licenciatura em Letras-Português. Consideramos um artigo acadêmico-científico produzido por duas alunas no Estágio Curricular Supervisionado IV. No corpus, reconhecemos o Ethos (auto)constituído à luz da tríade retórico-aristotélica, que trata da imagem do eu em sua relação com o auditório (PERELMAN e TYTECA 2005; REBOUL, 2004; MEYER, 2008), a partir de dispositivos linguísticos e retórico-discursivos para a argumentação sobre as concepções de língua, linguagem e sujeito; além dos processos de ensino e aprendizagem no campo de estágio. A abordagem qualitativa de investigação, numa perspectiva linguístico-interpretativista, aliada ao campo multidisciplinar da Linguística Aplicada, é a nossa escolha epistemológica para a análise processual desses dados. Os resultados apontam para a importância do desenvolvimento de práticas de escrita autorreflexiva como propulsoras aos letramentos acadêmico e docente.