1.1 O APORTE DA RETÓRICA CRÍTICA DE RAYMIE MCKERROW PARA OS ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Estudos retóricos, Criticismo. Retórica Crítica

Resumen

Este artigo apresenta as características de um campo de investigação estadunidense reconhecido como Retórica Crítica, seus princípios organizadores e a aplicação dessa perspectiva de trabalho acadêmico no âmbito político e social. Em função da brevidade deste texto, optou-se por explorar apenas o trabalho de Raymie McKerrow, por ser reconhecido como um dos fundadores desse campo de estudos e pesquisas. Para tanto, por meio de uma metodologia bibliográfica e uma leitura reflexiva, o trabalho foi organizado em três partes: 1ª) faz-se uma revisão das ideias de alguns autores que forneceram bases para a constituição da Retórica Crítica; 2ª) apresentam-se os princípios constitutivos desse novo campo de estudos; 3ª) discorre-se acerca dos princípios que constituem uma democracia retórica, a fim de proporcionar uma reflexão relativa a como se pode concretizar práticas sociais dentro dessa perspectiva crítica. Observa-se, por fim, que essa abordagem retórica tem sido ampliada por pesquisadores que trabalham mundo afora e, também, tem recebido críticas em diferentes pontos, o que a torna ainda mais produtiva.

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Biografía del autor/a

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Letras, é mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe UFS) no Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) e ministra as disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Legislação e Ensino. Tem concentrado a pesquisa na área de Linguística, com foco nas teorias do discurso e da argumentação, com trabalhos publicados em torno dos seguintes temas: produção textual, literatura, linguística aplicada, ensino de língua, análise de textos e formação de professores. Trabalhou como professora substituta de Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus Curitiba) e foi Diretora Educacional de dezesseis colégios da Rede Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Até 2007 foi responsável pela direção educacional do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e, antes disso, atuou como assessora psicopedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura por três anos, tendo também ministrado aulas na educação básica.

Publicado

2020-05-07

Número

Sección

I – Reflexões sobre a Retórica na Contemporaneidade