DA TRADIÇÃO GRAMATICAL AO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO: FUNÇÕES DO VERBO PASSAR NA FALA E ESCRITA DOS NATALENSES

Autores/as

  • Francisca Damiana Formiga Pereira UFCG

Palabras clave:

LFCU. Funções. Verbo passar.

Resumen

Os dados aqui apresentados se inscrevem como parte da análise da minha dissertação de mestrado, assim sendo, este artigo objetiva identificar quais as funções gramaticais o verbo passar exprime na fala e na escrita dos Natalenses. Para tanto, escolheu-se para análise o corpus Discurso e Gramática – a língua falada e escrita na cidade do Natal (D&G - Natal), a escolha se deu por representar um material bem constituído e organizado de textos reais produzidos por falantes reais em situações interativas. O alicerce teórico que subsidia esta análise é a Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), com vistas a apresentar as divergências na abordagem da classe gramatical em estudo em relação à Gramática Tradicional (GT). Os resultados apontam seis funções gramaticais no corpus analisado, o verbo passar com função de verbo de ação-processo, processo, ação, auxiliar e verbalizador. Os dados possibilitaram uma possível rota de gramaticalização das funções do termo em estudo.

Biografía del autor/a

Francisca Damiana Formiga Pereira, UFCG

Possui Graduação em Letras (Língua Vernácula e Língua Inglesa) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014). Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017) e Doutoranda pelo mesmo programa e instituição. Atualmente é membro dos seguintes Grupos de Pesquisas: em Estudos Funcionalistas (GPEF) / e Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas (EFEL). PROFESSORA Auxiliar I (vínculo contratual) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Professora Assistente I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP). Orienta alunos de Graduação.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa, ensino de gramática e interação, formação e prática docente na área de Letras

Publicado

2020-09-30