ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: LÉXICO E GRAMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p90-106Resumen
No presente artigo, discorremos sobre a Análise Linguística, na perspectiva que vem
sendo delineada nos mais recentes documentos oficiais de ensino de língua portuguesa (BRASIL,
2018). O objetivo do estudo é demonstrar como alguns recursos léxico-gramaticais são estratégicos na
organização de gêneros textuais. Para isso, recorremos aos princípios da Educação Linguística
(LOMAS, 2001; PALMA; TURAZZA, 2014) para propor percursos de Análise Linguística (PALMA,
2017; PEREIRA; COSTA-HÜBES, 2021), visando à construção de sentidos em abordagem
transversal às atividades didáticas de recepção e produção de textos escritos. Entendemos que a
abordagem aqui demonstrada possa contribuir para a formação inicial e continuada de professores que
buscam transladar do modelo tradicional de ensino formal de português para práticas de ensino
centradas na língua em uso.