GÊNERO EPIDÍTICO E O AUTOELOGIO NA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DE INFLUENCIADORES DIGITAIS

Autores/as

  • Wilson Lopes do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2025v14i3p102-117

Resumen

No contexto da produção discursiva em meios digitais, os influenciadores emergem como figuras centrais na formação de opinião e de tendências de consumo. A atuação deles depende crucialmente da construção de um ethos crível e confiável, frequentemente associado à demonstração de virtudes, prudência e benevolência. Este artigo parte da seguinte questão: qual o papel do elogio e do autoelogio na constituição do ethos de influenciadores digitais? Investigamos, assim, o emprego retórico do elogio – tanto o proveniente de terceiros quanto o autoelogio – como estratégia discursiva na construção dessa imagem. O corpus analisado é composto por excertos discursivos de um vídeo de Pablo Marçal. A análise fundamenta-se na retórica, empregamos desde fundamentos teóricos propostos por Aristóteles sobre ethos e gênero epidítico, a nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca, até as abordagens de Meyer e Reboul. O foco é compreender como essas práticas discursivas são estrategicamente empregadas enquanto meios de persuasão no ato retórico. Nossa hipótese é que o elogio externo funciona como validação social que confere e converte capital simbólico (Bourdieu) às relações com o auditório e, assim, reforça o ethos do influenciador. Concomitantemente, o autoelogio opera como uma performance (Goffman) ativa, que visa construir, exibir e amplificar esse mesmo capital simbólico. Essas estratégias moldam sobremaneira as percepções de autoridade, por atribuírem ao orador competências e virtudes que buscam conferir maior peso às provas retóricas apresentadas ao auditório. O emprego estratégico do elogio e do autoelogio é um componente fundamental na manifestação do ethos e na dinâmica que rege as relações entre influenciadores digitais e seus auditórios. Tal análise revela mecanismos persuasivos essenciais na comunicação digital contemporânea e na disputa por reconhecimento nesse campo de atuação social.

Citas

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Publicado

2025-12-19

Cómo citar

do Amaral , W. L. (2025). GÊNERO EPIDÍTICO E O AUTOELOGIO NA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DE INFLUENCIADORES DIGITAIS. Verbum, 14(3), 102–117. https://doi.org/10.23925/2316-3267.2025v14i3p102-117