A SUSTENTABILIDADE À LUZ DA ACD

Autores/as

  • Danielle Guglieri Lima STRONG-ESAGS-FGV

Palabras clave:

Letras, ACD, sustentabilidade, marketing

Resumen

Esta pesquisa fundamenta-se na linha “Texto e discurso, nas modalidades oral e escrita”, de forma a visar à leitura e à produção de textos e discursos, sob o ponto de vista sócio-cognitivo-interacional, estando, pois, unida, especificamente, ao estudo do discurso do marketing sustentável, apresentado, publicamente, no site do Banco Santander, como forma de comunicação corporativa. Desta forma, pretendeu-se averiguar as causas e as motivações advindas da preocupação com a sustentabilidade no mundo corporativo que estão disponíveis por meio do discurso empresarial, apresentado em material institucional hospedado na Internet. Acredita-se que as comunicações institucionais, como qualquer comunicação, são extremamente focalizadas em questões ideológicas da sociedade e que estão colocadas com uma convergência para termos específicos da língua portuguesa, de forma a promoverem a adesão de seus atores.  Nesta pesquisa, o foco ideológico está centrado no viés sustentável e responsável socialmente e a análise se pauta das linhas da Análise Crítica do Discurso, estudada por Norman Fairclough.

 

Palavras-chave: discurso. ACD. Sustentabilidade. marketing.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Danielle Guglieri Lima, STRONG-ESAGS-FGV

Doutora pelo programa de Língua Portuguesa na PUC/SP. Mestre em Língua Portuguesa pela mesma instituição. MBA em Marketing pela FGV. Graduada em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense FAPA. Tem experiência na área de Letras e Marketing. É professora da Escola Superior de Administração e Gestão - ESAGS, com Cerificação de Qualidade FGV, das disciplinas de Comunicação Empresarial, desde 2006; e de Marketing, desde 2015.

Publicado

2018-09-26

Número

Sección

Dossiê: Teorias Sociais de Linguagem