POR UMA ALFABETIZAÇÃO FONOLÓGICA EM L1: A FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i2p236-254

Mots-clés :

Formação docente, Língua Portuguesa, Linguística

Résumé

O presente estudo buscou investigar os currículos dos cursos de Pedagogia e Letras/Português, pertencentes a instituições de ensino superior gaúchas. O intuito era verificar se esses cursos oferecem disciplinas voltadas especificamente à área de fonética e fonologia da LP, visto que este conhecimento é primordial para o professor/alfabetizar promover o desenvolvimento do processo de aquisição de leitura em seus alfabetizandos. Os resultados da análise revelaram que os cursos de Pedagogia não oferecem tais disciplinas, enquanto a maioria dos cursos de Letras/Português ofertam essas disciplinas. Nesse sentido, sugere-se a adoção de disciplinas voltadas à área de fonética e fonologia da LP não só nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, mas também nos de Letras/Português, que ainda não as possuem, devido a sua relevância à formação docente.

Palavras-chave: Alfabetização Fonológica. Leitura. Formação de professor

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Biographie de l'auteur-e

Eliane Nowinski da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade do Vale dos Sinos, mestre em Fonologia e Morfologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa pelo Centro Universitário Ritter dos Reis e Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Luterana do Brasil. Professora de língua inglesa desde 2002.

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Publié-e

2019-09-10