POR UMA ALFABETIZAÇÃO FONOLÓGICA EM L1: A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i2p236-254Mots-clés :
Formação docente, Língua Portuguesa, LinguísticaRésumé
O presente estudo buscou investigar os currículos dos cursos de Pedagogia e Letras/Português, pertencentes a instituições de ensino superior gaúchas. O intuito era verificar se esses cursos oferecem disciplinas voltadas especificamente à área de fonética e fonologia da LP, visto que este conhecimento é primordial para o professor/alfabetizar promover o desenvolvimento do processo de aquisição de leitura em seus alfabetizandos. Os resultados da análise revelaram que os cursos de Pedagogia não oferecem tais disciplinas, enquanto a maioria dos cursos de Letras/Português ofertam essas disciplinas. Nesse sentido, sugere-se a adoção de disciplinas voltadas à área de fonética e fonologia da LP não só nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, mas também nos de Letras/Português, que ainda não as possuem, devido a sua relevância à formação docente.
Palavras-chave: Alfabetização Fonológica. Leitura. Formação de professor