2.3 ETHOS DISCURSIVO E (NOVOS) DESAFIOS DOCENTES

Auteurs-es

Résumé

Neste artigo, refletimos sobre a construção do ethos docente na relação do professor com as tecnologias de informação e comunicação, seja na ocupação de diferentes posições sociais ou no uso de novas ferramentas tecnológicas. Com esse intuito, apresentamos um levantamento sobre o espaço ocupado pelos estudos do ethos no Brasil, discutimos a importância dessa noção aristotélica no ensino da argumentação, falamos sobre as novas tecnologias na educação e, por fim, retomamos os trabalhos de Mareco (2016), Van Doren (2016) e Maia (2016), que evidenciam algumas mudanças no ethos docente diante das novas demandas tecnológicas, mas mostram também que ainda não podemos falar num ethos do professor digital, mas em ethé que buscam uma adaptação a esse novo cenário do ensino, com graus diferentes de adequação.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Márcia Regina Curado Pereira Mariano

Bacharel em Linguística e Língua Portuguesa (1997-FFLCH/USP), licenciada em Língua Portuguesa (1999-FFLCH/USP), mestre em Linguística (2002-FFLCH/USP) e doutora em Língua Portuguesa (2007-FFLCH/USP). Lecionou na FFLCH-USP como professora-assistente do Departamento de Linguística; no curso de Letras da Faculdade Estácio ? FAAC; no Sesi-SP como professora do ensino fundamental e médio, e, atualmente, é Professora-Adjunta do Departamento de Letras de Itabaiana, da Universidade Federal de Sergipe, além de docente e pesquisadora junto ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na mesma instituição.É membro dos seguintes grupos de pesquisa: LED - Linguagem, Enunciação e Discurso e GPARA - Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas, da UFS, além de ser um dos membros-fundadores do CIMEEP (Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos). Integra, ainda, o GT Argumentação, na ANPOLL. Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, dedicando-se, em suas pesquisas, aos estudos da Argumentação e da Retórica.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-07

Numéro

Rubrique

II – Reflexões sobre o Ethos na Contemporaneidade