CRÍTICAS SOCIAIS NA ANIMAÇÃO VIDA MARIA, DE MÁRCIO RAMOS: DA REFRAÇÃO NA LINGUAGEM À CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p82-99

Mots-clés :

Gênero animação, Refração na linguagem, Verbo-visualidade, Análise dialógica

Résumé

Este artigo é uma análise dialógica da animação Vida Maria, de Márcio Ramos, apresenta-se como o objetivo: analisar as refrações constituídas, com ênfase nos discursos das personagens que estão entrelaçados dialogicamente aos elementos verbo-visuais da animação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativista. Os fundamentos teórico-metodológicos seguem as contribuições de teóricos do Círculo de Bakhtin, como Bakhtin (2006, 2008, 2019) e Volóchinov (2017, 2019); pesquisadores da Teoria Dialógica da Linguagem como Brait (2006, 2013), Faraco (2009); estudos da verbo-visualidade, Brait (2013) e do gênero animação, Fossatti (2009) e Lucena Junior (2011). Os resultados mostram que a animação Vida Maria é uma obra rica em multiplicidade de linguagens e relações dialógicas que estão entrelaçadas nos elementos verbo-visuais que refletem e refratam realidades ainda vivenciadas em lugares remotos do Nordeste Brasileiro.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Ewerton Lucas de Mélo Marques, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFCG. Possui aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB); Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG); Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor Adjunto I de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

Téléchargements

Publié-e

2021-05-17

Numéro

Rubrique

Artigos