A A DIMENSÃO ARGUMENTATIVA POR MEIO DAS MACROPROPOSIÇÕES SEQUENCIAIS NO CONTO SOLAR DOS PRÍNCIPES, DE MARCELINO FREIRE
DOI :
https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i2p189-2031Résumé
Este artigo tem como tema o estudo da dimensão argumentativa e das sequências textuais no conto Solar dos Príncipes, de Marcelino Freire, e tem como objetivo examinar as macroproposições sequenciais como recurso para atingir a dimensão argumentativa. Para isso, analisaremos as sequências textuais à luz da Análise Textual dos Discursos no conto freiriano, conforme proposto por Jean-Michel Adam (2011, 2019). Justificamos nossa escolha pelo texto por problematizar as condições de vivência periférica e por apresentar a maioria das macroproposições abordadas por Adam. Os resultados da análise revelam que o texto freiriano apresenta uma materialidade textual cuja estrutura composicional se dá por meio de sequências que apontam para uma dimensão argumentativa de denúncia contra a classe periférica.
Metrics
Références
ADAM, Jean-Michel. Quadro teórico de uma tipologia sequencial. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (Org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009. p. 115-132.
______. A Linguística Textual: introdução à análise textual dos discursos. Trad. Maria das Graças Soares Rodrigues et al. 2a. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Textos: tipos e protótipos. Tradução: Mônica Magalhães Cavalcante et al. São Paulo: Contexto, 2019.
AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
______. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Trad.EduardoLopesPiriseMoisésOliḿ pioFerreira.EID&A–RevistaEletrônicade Estudos Integrados em Discurso e Argumentaç ão, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, jun./nov. 2011.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. Linguística Textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes, 2022.
FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2015, p. 21-27. MARQUESI, Sueli Cristina. A organização do texto descritivo em língua portuguesa. Rio
de Janeiro: Lucerna, 2004.
______.; ELIAS, Vanda Maria da Silva; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Planos de texto, sequências textuais e orientação argumentativa. In: Marquesi, Sueli Cristina; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; ELIAS, Vanda Maria (Orgs.). Linguística Textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017, p. 13-32.
PLANTIN, Christian. A argumentação: história, teorias, perspectivas. São Paulo: Parábola, 2008.