ORALIDADE – FALA E ESCUTA: O DISCURSO INTERATIVO EM SALA DE AULA

Auteurs-es

  • Maria Ignez Salgado de Mello Franco
  • Marilena Zanon
  • Vanessa Pelissari de Marchi Morais

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2023v12i3p27-45

Résumé

Este tema foi apresentado na III Jornada de Educação Linguística, ocorrida em 17- 10-
2023, na modalidade de minicurso, com o título Práticas de Análise Linguística – Oralidade – Fala
e Escuta: o discurso interativo em sala de aula, sob a perspectiva da Educação Linguística, levando
em conta o propósito comunicativo de uma dada situação de enunciação. Nosso aporte teórico foi,
primordialmente, Kerbrat-Orechioni (2014) que propõe o estudo das relações que se constroem,
pelo viés da troca verbal, entre os interlocutores. Ela analisa conversações em seus vários aspectos,
como o exercício da fala que implica a locução, a interlocução e a interação. Na oportunidade,
atividades foram apresentadas, considerando-se o uso – reflexão – uso, levando em conta o contexto
de produção e recepção em que ocorrem.

Metrics

Chargements des mesures ...

Téléchargements

Publié-e

2023-12-23

Numéro

Rubrique

Dossiê sobre Educação Linguística - Análise Linguística e Semiótica