DITOS POPULARES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Auteurs-es

  • Maria José Nélo

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i1p38-51

Résumé

Este artigo trata de um estudo sobre ditos populares no ensino e aprendizagem de língua portuguesa para alunos nativos e para estrangeiros, decorrente de pesquisas e orientações produzidas por Silveira ao longo das últimas três décadas. Para a pesquisadora e professora, os ditos populares contemplam representações de saberes e fazeres do cotidiano do brasileiro. Tem por objetivo registrar marcos de seus ensinamentos e, à luz de suas reflexões teóricas e metodológicas, destacar elementos culturais do cotidiano brasileiro. A grande mestre, cujo olhar sempre inovador e envolvente, conduzia seus orientandos. Os conhecimentos propostos por ela na práxis cientificam ocorrências factuais do cotidiano, estudos sobre a identidade cultural do brasileiro sempre centrados no ensino de língua portuguesa. Foram selecionados ditos populares em duas regiões brasileiras para demonstrar as representações avaliativas de diferentes grupos sociais e de suas representações identitárias, com vista a corroborar com os estudos realizados pela Professora Regina. 

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Publié-e

2024-03-12