A CENOGRAFIA LITERÁRIA PÓS-MODERNA EM O AVESSO DA PELE, DE JEFERSON TENÓRIO

Auteurs-es

  • Flavia Regina Oliveira Leão

DOI :

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2024v13i3p108-121

Mots-clés :

Pós-modernidade. Análise do discurso. Cenografia. Enunciador. O Avesso da pele.

Résumé

 Este artigo tem como objetivo analisar a constituição da cenografia literária pós-moderna na obra O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, pelo aspecto da interatividade constitutiva do enunciador, que busca o autoconhecimento e a legitimação dos enunciados do discurso literário. Para tanto, apoiamo-nos em autores essenciais ao entendimento do homem pós-moderno e à Análise do Discurso como Jameson (2007), Bauman (1998), Maingueneau (2015, 2018 2020) e Amossy (2016). Observamos que o enunciador reflete, no texto literário, os anseios do homem pós-moderno em uma tentativa contínua de desvelar a realidade pelo ato de construção cenográfica e mescla de discursos constituintes, levando o leitor a ser um coenunciador ativo no processo de autodescoberta de uma identidade.

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Publié-e

2024-12-01