A MÍDIA IMPRESSA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS DE ENSINO

Autores

  • Ivan Almeida Rozário Júnior PUC-SP
  • Allan de Andrade Linhares PUC-SP

Palavras-chave:

Linguística Aplicada

Resumo

O artigo pretende refletir sobre o ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros discursivos de esfera jornalística, visando à construção de uma nova perspectiva de olhar para a mídia impressa. Tendo como objeto de análise as capas e manchetes de revistas e jornais, dialoga-se com os documentos oficiais da educação brasileira e com teóricos da ciência da linguagem, a fim de perceber as estratégias linguísticas e discursivas usadas pela mídia no processo de construção da realidade discursiva.

Biografia do Autor

Ivan Almeida Rozário Júnior, PUC-SP

Professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pesquisador na área da Análise do Discurso (linha francesa e perspectiva bakhtiniana) e na Formação de Professores de línguas materna e estrangeira e Doutorando em Língua Potuguesa da PUC-SP

Allan de Andrade Linhares, PUC-SP

Professor de Língua Portuguesa e Doutorando em Língua Potuguesa da PUC-SP.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

Rozário Júnior, I. A., & Linhares, A. de A. (2016). A MÍDIA IMPRESSA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS DE ENSINO. Verbum, (12), 25–39. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/29567

Edição

Seção

Artigos