A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO UM PROCESSO DE AUTOCRÍTICA

Autores

  • Marcio Jean Fialho Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP Universidade de São Paulo - USP
  • Maria Antonieta Alba Celani PUC-SP

Palavras-chave:

formação, autocrítica, reflexão, desafios

Resumo

Ainda que tradicionalmente, a formação docente tem sido vista como um exercício de aprender teorias ou como um processo de subjetivação externo. O processo de autoconhecimento apresentado por Michel Foucault, no entanto, é um desafio a se pensar nos processos formativos como sendo uma construção autônoma de si, por meio de resultados de jogos de poder e de saber, nos quais vão se construindo social e coletivamente. Sendo assim, a proposta deste artigo é discutir como o processo de formação continuada de professores pode ser um aliado positivo em sua prática docente e como o exercício da escrita autobiográfica pode ser um instrumento eficaz para a formação da consciência autocrítica dos professores de língua estrangeira moderna. Em nosso estudo, a proposta é utilizar-se das estratégias da escrita memorialística como instrumento de exercício da autocrítica e consequente formação profissional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Jean Fialho Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP Universidade de São Paulo - USP

Doutor e Mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela FFLCH-DLCV da Universidade de São Paulo - USP. Autor da Tese: "A mimese da escrita intimista nas narrativas autodiegéticas de Eça de Queirós" e da Dissertação: "A Postura de Eça de Queirós à Luz dos Debates Educacionais em Portugal". Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela UNESP e em Teologia pelo Pontifício Centro Universitário Assunção. Graduado em Letras (Inglês-Português). Atualmente, Professor da Rede Estadual de Ensino da SEE/SP. É pesquisador do Grupo Eça-USP e atua como pesquisador nos seguintes temas: Literatura Portuguesa Oitocentista, Literaturas de Língua Portuguesa, Educação e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa.

Maria Antonieta Alba Celani, PUC-SP

Professora do Departamento de Linguística Aplicada e Estudos a Linguagem – LAEL

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos