USO DA FREQUÊNCIA DE PALAVRAS NA ANÁLISE DA GRAMÁTICA DA INFÂNCIA DE JOÃO RIBEIRO

Autores

  • Márcia Antonia Guedes Molina UFMA
  • Arthur Vinicius Sousa Silva UFMA
  • Moisés Rocha dos Santos UFMA

Palavras-chave:

Grammatica Portugueza (Curso primário). João Ribeiro. Análise computacional

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar Grammatica Portugueza (Curso Primário), de João Ribeiro, utilizando a análise de frequências de palavras do texto, observando qual a classe de palavras mais valorizada pelo autor, na instância da produção de sua obra. Utilizou-se um programa escrito na linguagem de programação Python como suporte para os estudos linguísticos. Analisaram-se, na obra, as partes da classificação, morfologia e sintaxe. O método seguido foi o da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Constatou-se que a classe gramatical em destaque é o verbo, visto que este possui maior frequência de ocorrência e encontra-se de forma bem distribuída por todo o texto.

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Publicado

2017-03-02

Como Citar

Molina, M. A. G., Silva, A. V. S., & dos Santos, M. R. (2017). USO DA FREQUÊNCIA DE PALAVRAS NA ANÁLISE DA GRAMÁTICA DA INFÂNCIA DE JOÃO RIBEIRO. Verbum, 6(3), 4–14. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/31735

Edição

Seção

Artigo Convidado