REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER: ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA EM CANÇÃO DE PROPAGAÇÃO MASSIVA

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas teorias do ato de ler que contam com aspectos cognitivos, sociointeracionistas, discursivos e retóricos, bem como mostrar alguns fatos históricos acerca da constituição da leitura na sociedade ocidental e oriental que nos darão a ideia de como a humanidade era centrada na oralidade. A partir disso, houve a pretensão de analisar do ponto de vista linguístico-discursivo, as possibilidades de construção de efeitos de sentido diante do preenchimento de lacunas dos não-dizeres instaurados em um texto que é transmitido por um tipo de música de propagação massiva: o funk.

Biografia do Autor

Anderson Jacob Rocha, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Professor do ensino superior desde 2000, com experiência nas modalidades presencial e EaD. Experiência em Gestão Acadêmica de nível superior nas modalidades presencial e EaD.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Rocha, A. J. (2017). REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER: ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA EM CANÇÃO DE PROPAGAÇÃO MASSIVA. Verbum, 6(4), 142–157. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/verbum/article/view/32658

Edição

Seção

Artigos