LINGUÍSTICA APLICADA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: (DES)ORGANIZANDO O CONSENSO EPISTEMOLÓGICO EM VISTA DE UM PARADIGMA RIZOMÁTICO E CONTRA-HEGEMÔNICO

Autores

  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti Instituto Federal de Alagoas - IFAL. http://orcid.org/0000-0001-6990-6669
  • Manuel Álvaro Soares dos Santos Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA)

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Rizoma, Produção de Conhecimento

Resumo

O presente artigo surge com base em nossas reflexões como pesquisadores, em específico, no campo multidisciplinar da Linguística Aplicada (LA), corrente de estudos da linguagem que se apresenta como não-linear, híbrida, mestiça, movediça e, em grande parte, contra-hegemônica. Para tanto, filiamo-nos às discussões que tratam de abordagens problematizadoras acerca da produção de conhecimentos acadêmico-científicos, em especial, nas humanidades, tendo como ponto central a herança advinda do Positivismo e suas respectivas ramificações a fim de empreender proposições sobre pesquisa, identidade e pós-modernidade (BHABHA, 2013; HALL, 2015). Este trabalho é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, atrelado às incursões que realizamos sobre os processos investigativos como sujeitos dialógicos, que refletem e refratam, responsivamente, sobre as suas atuações sociais (BAKHTIN, 2011). No último tópico de discussão do artigo em tela, lançamos mão de um Diagrama que apresenta um olhar rizomático e contra-hegemônico a respeito da feitura da pesquisa, principalmente, no campo agregador das humanidades. A elaboração de tal Diagrama pode possibilitar aos nossos interlocutores – auditório social – reflexões que visem a uma mudança paradigmática no âmbito da realização das pesquisas, numa esfera que, considerando todos os princípios éticos vigentes, por vezes, se sente compelido pela força positivista imperante.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Graduado em Letras: Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior UNEAL; Mestre em Educação e Linguagem UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL; Pós-doutor em Linguística Aplicada pela UFAL. Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Desenvolve pesquisas com vistas à Argumentação em produções textuais, orais e escritos, de alunos do ensino básico e do ensino superior. Tem trabalhos publicados, e apresentados, em eventos nacionais e internacionais.

Manuel Álvaro Soares dos Santos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA)

Graduado em Letras: Português/Espanhol pela FAFICA; Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Desenvolve estudos sobre letramento escolar, gêneros discursivos, multimodalidade, ensino de Língua Portuguesa, livro didático de Língua Portuguesa e estudos dialógicos.

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Publicado

2020-05-07