LIVRO DIDÁTICO COMO GÊNERO DO DISCURSO: REFLEXÕES SOBRE INTERLOCUTOR PRESUMIDO E DOCÊNCIA

Autores

  • Míriam Juliana Pastori Bosco Instituto Federal do Paraná (IFPR)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p158-175

Resumo

Entendido como gênero do discurso (Bunzen, 2005), o livro didático é atravessado por diversas vozes, sendo o interlocutor presumido também determinante desse texto sempre em processo. Neste trabalho, propõe-se uma análise de orientação dialógica que visa uma aproximação da ideia de professor como interlocutor presumido de um material didático de língua portuguesa que faz parte do PNLD-2018, sugerindo-se reflexões sobre livro didático, gênero e ensino. As ideias do Círculo de Bakhtin e de estudiosos de sua obra no Brasil são as bases para a análise aqui proposta. Entre outros aspectos, conclui-se que o professor/interlocutor presumido do corpus analisado reconhece a importância de atendimento ao que orientam documentos oficiais e deseja trabalhar os conteúdos de língua portuguesa de forma integrada.

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Biografia do Autor

Míriam Juliana Pastori Bosco, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Professora do Instituto Federal do Paraná. Doutoranda em Letras - Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos