ENSINO DE LÍNGUA E A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA GRAMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925VOL2PAG180-196Palavras-chave:
Ensino de língua. Aprendizagem significativa na gramática. Gamificação.Resumo
Este artigo se insere na área da Educação Linguística e tematiza um de seus objetos de estudo: o ensino da língua e a gamificação como metodologia de ensino na gramática. Problematiza-se a superação de uma concepção tradicional de ensino de gramática na escola, para tanto faz-se necessário estabelecer reflexões sobre as práticas de ensino da gramática em sala de aula e metodologias significativas para o ensino-aprendizagem. O objetivo geral é contribuir com o ensino de língua da gramática e suas práticas. Os objetivos específicos são: a) promover reflexões do ensino de língua materna; b) conceituar a metodologia de ensino através da gamificação; c) propor uma sequência didática em que seja articulado o ensino de gramática a uma prática docente, por meio da gamificação. Fundamenta-se a proposta em pesquisas na área da Educação Linguística (ANTUNES, 2007; PALMA & TURAZZA, 2014; NEVES, 2003; HALLIDAY, MCINTOSH e STREVENS, 1974), numa interface com estudos em metodologias ativas: Gamificação (LEFFA, 2014; ALVES, 2014). Conclui-se que o ensino de língua materna deve ser ancorado numa concepção de linguagem, que vá além da metalinguagem, mas sobretudo, como forma de interação social, viabilizando a gamificação. Assim, o ensino de língua materna configura-se como uma abordagem de concepções de linguagens que podem ser atreladas como práticas em sala de aula a partir do dinamismo e produções de jogos, capazes de desenvolver e ampliar as competências comunicativas do educando, favorecendo o ensino de língua.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2021-10-01 — Atualizado em 2021-10-06
Versões
- 2021-10-06 (3)
- 2021-10-06 (2)
- 2021-10-01 (1)
Edição
Seção
Artigos