4.1 AS CONTRIBUIÇÕES DA RETÓRICA PARA O ESTUDO DAS FAKE NEWS

Autores

  • Nathalia Melati

Resumo

As fake news são textos produzidos com o objetivo de fornecer informações falsas, o que gera uma desordem informativa, de acordo com Wardle e Deraksham (2017a). Para estudar esse fenômeno, este artigo apresenta a literatura disponível sobre fake news e uma tradução para a classificação desses textos; e examina a retórica como uma forma de análise das situações discursivas que ocorrem em ambiente virtual. Pelo ethos, estudam-se as virtudes evocadas pelo auditório já que, se essas virtudes ditam o viver ético, permitem um estudo sobre identidade e grupos. O pathos contribui para o entendimento do comportamento humano online, maior responsável por compartilhar falsidades, segundo Vosoughi, Roy e Aral (2018). O logos, por fim, analisa o questionamento do estatuto do fato, o que permite a criação da desordem informativa.

Metrics

PDF views
132
May 07 '20May 10 '20May 13 '20May 16 '20May 19 '20May 22 '20May 25 '20May 28 '20May 31 '20Jun 01 '20Jun 04 '2018
| |

Biografia do Autor

Nathalia Melati

Nathalia Martins Melati é doutoranda em Língua Portuguesa (Área: Língua Portuguesa; Linha de pesquisa: Texto e discurso nas modalidades oral e escrita) e mestre em Língua Portuguesa (Área: Língua Portuguesa; Linha de pesquisa: Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde pesquisa retórica, argumentação e ensino da Língua Portuguesa. É orientada pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira. É estudiosa da retórica e da argumentação e interessa-se, sobretudo, pelos papeis operados pela linguagem na Internet, nas redes sociais e nas suas implicações no ambiente escolar. Participa do grupo de pesquisa Estudos Retóricos e Argumentativos (ERA), liderado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira, que desenvolve pesquisa com apoio das teorias da argumentação e da retórica, com investigações voltadas para os aspectos pragmáticos, estéticos e éticos dos discursos sociais. É graduada em Letras - Tradução Inglês e Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Letras Português/Inglês também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professora de Língua Portuguesa na educação básica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

IV- Reflexões sobre Retórica e Gêneros Textuais-Discursivos