políticas de pesquisa entre anton tchekhov, narrativas, casos infames

Autores

  • Alexandre de Oliveira Henz UNIFESP

Resumo

Tchekhov com amor expressa a vida como ela é e também o cansaço contemporâneo com picos episódicos de exaltação que retornam a um cansaço sempre declinante. Seus contos podem parecer, para adictos em triunfo, imagens de vidas derrotadas, anódinas. Imagens sem fama, de uma vida pega de chofre é o que sugere Tchekhov em sua correspondência, um conjunto de pistas que podem interessar para pesquisas com narrativas, com casos sem trama e sem final que pretendem sustentar o inesperado, desinvestindo o luminoso, empreendedor e funcional. Uma tentativa de pensar a infâmia como operador em tempos de formação histórica além-do-homem.
Palavras-chave: Tchekhov, narrativas de pesquisa, infâmia.


Abstract:
Chekhov with love expresses life as it does and also contemporary tiredness with episodic peaks of exaltation that return to an ever-declining tiredness. His tales can seem, to triumphant addicts, images of defeated, nondescript lives. Images without fame, of a life caught out of the blue, is what Chekhov suggests in his correspondence, a set of clues that may be of interest for research with narratives, with cases without plot and without ending that intend to sustain the unexpected, disinvesting the bright, enterprising and functional. An attempt to think of infamy as an operator in times of historical-formation beyond-man.
Keywords: Chekhov, research narratives, infamy.


Recebido em 15 de março de 2022. Confirmado para publicação em 05 de abril de 2022.

Politics of research between anton tchekhov, narratives, infame cases, Alexandre de Oliveira Henz.

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira Henz, UNIFESP

Alexandre de Oliveira Henz é professor da Universidade Federal de São Paulo, integra o grupo de articulação do laboratório de sensibilidades (UNIFESP) e o laboratório de estudos e pesquisas em formação e trabalho em saúde (LEPETS).

Downloads

Publicado

2022-05-01

Edição

Seção

Artigos